Histórico

CIDARQ – Centro de Informação, Documentação e Arquivo.

O Centro de informação e documentação Arquivística – CIDARQ foi criado em 2008 através do regimento interno do Campus, baseado na Lei 8.159, de 8 de janeiro de 1991 e nas normas do Conselho Nacional de Arquivo (CONARQ), que recomenda a revitalização dos serviços arquivísticos do Poder Público por meio de programas de gestão de documentos que envolve procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos.

O CIDARQ é responsável por estabelecer normas e procedimentos sobre a gestão, organização, acondicionamento e conservação dos acervos arquivísticos, promovendo a recuperação e o acesso às informações acadêmicas, administrativas, científicas e históricas.

Estimado em 50 metros lineares, o acervo documental do CIDARQ é composto por documentação gerada espontaneamente no exercício rotineiro das atividades técnico-administrativas, de ensino, pesquisa e extensão da instituição. No momento fazem  parte  do acervo: atas dos conselhos, plantas baixas do campus, freqüências, documentos relativos a vida funcional dos servidores, planos de cursos, diários, documentos  da Secretaria administrativa, Coordenação de Pesquisa e Pós-graduação, Coordenação de Extensão e Cultura, Secretaria Acadêmica, SECOM.

Os documentos  podem ficar guardados de 5 anos a 100 anos, sendo que alguns destes são de guarda permanente, esse período varia de acordo com o documento. Segundo Flávia Velloso Alves, atual coordenadora do CIDARQ, essa classificação é  determinada de acordo com as  tabelas de temporalidade  elaboradas pelo Conselho Nacional de Arquivos - CONARQ, que estima o tempo de guarda dos documentos. Em conjunto com o laboratórios de química e biologia, o CIDARQ desenvolve pesquisas de controle de umidade, temperatura e infestação de agentes biológicos para minimizar a deteriorização do acervo.

Desenvolve ainda, o projeto Implantação de metodologias de gestão de documentos a partir dos setores de trabalho” que visa oferecer subsídios técnicos para a consolidação do desempenho e implantação das normas de protocolo e arquivo, a fim de dar continuidade aos trabalhos de gestão documental realizados nas unidades setoriais da UFG / CAC. O CIDARQ luta pela ampliação de sua estrutura física para melhor atender a comunidade acadêmica, e atualmente conta com cinco colaboradores, sendo que quatro são alunos do Campus Catalão.